sexta-feira, 21 de setembro de 2012

TÉCNICA INOVADORA CURA HÉRNIA DE DISCO SEM CIRURGIA

Chega ao país tratamento não cirúrgico para hérnia de disco com eficácia em torno de 90% dos casos


A dor nas costas é uma epidemia que se alastra por todo o mundo. Segundo o IBGE, no Brasil a dor nas costas é a terceira causa de aposentadoria e a segunda de licença ao trabalho. Estatísticas indicam que 13% das consultas médicas são provenientes de queixas de dor na coluna vertebral e, em nosso país, já são mais de 5,3 milhões de pessoas com hérnia de disco.

Problemas relacionados à coluna, como as hérnias de disco, são considerados uma patologia comum, que causa séria inabilidade em seus portadores e em vista disso, constitui um problema de saúde pública mundial, embora não fatal. Estima-se que entre 2 e 3% da população seja cometidos desse processo, cuja prevalência é de 4,8% em homens e 2,5% em mulheres.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que 80% da população mundial terá, pelo menos, um episódio de dor na coluna durante a vida. Estas lesões que há alguns anos, eram freqüentes apenas em pessoas com mais de 45 anos de idade, se tornaram comuns até em crianças e adolescentes, como pode ser observado em hospitais, consultórios médicos e clínicas de fisioterapia que tratam de dores nas costas.

A partir deste segundo semestre, um tratamento inovador e não cirúrgico, a R.M.A. (Reconstrução Músculo Articular da Coluna Vertebral), começa a ser difundido no Sul do país. A técnica promete cura de problemas com a coluna, em torno de 90% dos casos, sem necessitar de cirurgia.

“É um programa de tratamento para hérnia de disco e outras lesões da coluna, como lombalgia; cervicalgia; dor ciática; protrusão discal; espondilose, artrose entre outras, que vem revolucionando a fisioterapia brasileira e agora chega a Santa Catarina”, informa o fisioterapeuta, Leonardo Eicke, especialista em reabilitação da coluna.

No Brasil, mais de três mil pacientes já foram tratados com a R.M.A., desenvolvida pelo fisioterapeuta cearense Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC), e difundida pela ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral), com tecnologia americana.

“Este tratamento promove a descompressão das estruturas intervertebrais da coluna, bem como o fortalecimento específico dos músculos que dão sustentação e estabilização vertebra”, explica Eicke.

TRATAMENTO

O programa de tratamento consiste em etapas: fisioterapia manual (o fisioterapeuta realiza manipulações articulares e alongamento musculares que promovem alívio da dor, acelerando a melhora dos sintomas); e Mesa de Tração Eletrônica (mecanismo de deslizamento com molas que controlam o atrito do paciente sobre a mesa e garante progressão segura, suave, confortável e precisa nos processos de aplicação e retirada de carga de tração.

Ainda a Mesa de Flexão-Descompressão (possibilita que o fisioterapeuta controle a mobilidade da coluna do paciente, permitindo movimentos de flexão, extensão, látero-flexão e rotação); a Estabilização Vertebral (possibilita o controle sobre a mobilidade da coluna do paciente, permitindo movimentos de flexão, extensão, látero-flexão e rotação); e Musculação ou Pilates (exercícios capazes de prevenir novas crises).

Fonte: Portal Fisioterapia

Nenhum comentário: